Orkut – A rede de relacionamentos do Futuro (talvez)

Eu estive prestando atenção esses dias no orkut e no Facebook, e até ontem eu acreditava que no futuro o Facebook ia entrar no Brasil derrubando tudo e aos poucos, o Orkut iria sumir, e o Brasil assim como a índia adotaria o Facebook como sua rede de relacionamento.

Mas nos últimos dias eu tenho dado uma olhada no orkut e no facebook, e de uma certa forma o Orkut me pareceu mais maduro e mais completo do que o facebook. O motivo é simples: O orkut reúne comunidades e com fóruns mais intuitivos, e a comunicação de pessoas é mais direta. Claro, os administradores do orkut cometeram muitos erros, como essa última nova interface, que apresentou uma mudança radical e recebeu mais críticas do que elogios, e a galera “engoliu” porque sabia que uma hora ou outra o orkut antigo seria desativado, mas não era a mudança que todos queriam. Todo mundo só queria que a aparencia do orkut fosse customizável, ninguem queria uma mudança tão radical. Resultado: O orkut atual é uma mistura do orkut antigo (comunidades ainda apresentam o layout antigo) com o novo. Se a mudança fosse igual a primeira vez que o orkut mudou, apenas novos recursos,novos itens, talvez seria mais viável.
Mas o orkut tem potencial para ser melhor que o facebook. Tem uma grande capacidade de reunir pessoas que tem o mesmo pensamento, e as novas idéias dos administradores parecem que enfim têm dado certo. Promova, recado para todos, e outras inovações parecem em fim ter encontrado seu foco, e em breve, o orkut vai mudar de novo, mas parece que desta vez eles vão acertar, e se acertarem, acho que o orkut não vai ser derrubado pelo facebook, acho que vai crescer, e vai derrubar o facebook. Parece muito? Se você foi um usuário assíduo do orkut nesses ultimos anos, frequentou comunidades, entrou em fóruns, usou o orkut de todas as formas possíveis, duvido que teve uma experiência igual no facebook. Outra: O orkut ainda é beta, mesmo que tenha mais de 6 anos que existência, o que mostra que os administradores  tem duvidas quanto ao ter completado a rede. Se o orkut tiver um layout definido ,e ao mesmo tempo customizável, desabilitar o limite de amigos, e fazer com o que o conteúdo de comunidades fiquem acessíveis no google, ele pode virar um grande concorrente para o facebook, a nível mundial.

Só mais uma coisa: Vi também na internet que o google está preparando o Google Circles, mais uma rede social. Mas sério, ainda acho que o orkut é o melhor que o Google tem. Wave e Buzz não parecem ter dado muito certo, e acho que O “Circles” corre risco de não dar certo também.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário